A ninfoplastia é uma cirurgia plástica que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina. A cirurgia é feita, principalmente, em casos de alterações estéticas ou, até mesmo, de dor durante a relação sexual, uma vez que, os pequenos lábios acabam por dobrar-se para dentro da vagina durante a penetração. Quando indicada, a cirurgia íntima feminina, também, pode alterar o tamanho e formato dos grandes lábios.
Esta cirurgia pode ser conhecida por cirurgia íntima feminina, ninfoplastia, cirurgia de redução dos pequenos lábios da vagina ou plastia dos pequenos e/ou grandes lábios.
Na maioria dos casos, a estética e o incómodo psicológico durante a exposição ao parceiro e a relação sexual são a motivação para a cirurgia. Em casos mais raros, a dificuldade em higienizar a região acaba por provocar um acumulo de secreções e urina, levando a infecções constantes, como a candidíase, o que também leva as mulheres a optar pela cirurgia.
Como é feita a cirurgia íntima feminina:
Normalmente é utilizada a anestesia local. O cirurgião retira parte dos pequenos lábios e reconstrói essas estruturas. São dados pontos, normalmente absorvíveis, ou seja, que não precisam ser retirados posteriormente. As cicatrizes costumam ser discretas. O procedimento dura, em média, de 40 minutos a uma hora em meia. Por se tratar de uma cirurgia de pequeno porte, a paciente pode ir para casa no mesmo dia.
Contra-indicações:
A cirurgia íntima não possui contra-indicações absolutas, no entanto, como em qualquer cirurgia, indivíduos com doenças crónicas, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca descontroladas devem evitar procedimentos cirúrgicos.
Pacientes com infecção ativa no local ou corrimento devem fazer tratamento antes de se submeter à cirurgia. Também há uma recomendação especial para fumadores: abstinência por dois ou três meses antes da cirurgia. Por fim, mulheres com hipertensão, diabetes ou asma devem ser avaliadas sobre o risco da cirurgia.
Pós-operatório da cirurgia íntima feminina:
Equimoses (manchas arroxeadas)