A toxina botulínica, conhecida de todos por “botox”, é uma proteína produzida por uma bactéria –Clostridium Botulinum. Na década de 50, descobriu-se que esta proteína provocava diminuição da ação muscular quando injetada nos mesmos, no tratamento de linhas de expressão, linhas faciais e no tratamento da hiperhidrose (suor excessivo).
A aplicação de botox é feita através de pequenas injeções nos locais a serem tratados, o efeito começa a aparecer com 3 a 7 dias, tendo o seu pico aos 12 a 14 dias e dura em torno de 4-6 meses quando é feita aplicação de botox no rosto e 9 meses a 1 ano, quando aplicamos o botox para hiperidrose.
Ao ser efetuada a aplicação de Botox no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica liga-se a recetores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos que partem do neurónio em direção ao músculo. Assim, a sua contração não acontece, relaxando a musculatura.
Este processo faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, impedindo as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou as rugas de “pés-de-galinha”, o que tem grande importância na melhoria estética.
Indicações:
A aplicação de botox está indicada nos casos onde há formação de linhas de expressão ou para o tratamento de excesso de suor:
- Rugas na testa (linhas de expressão)
- Rugas entre as sobrancelhas
- Rugas periorbiculares (pés-de-galinha)
- Hiperhidrose axilar (suor excessivo nas axilas)
- Hiperidrose palmar e plantar (sudorese nos pés e mãos)
- Sorriso gengival
- Poros dilatados (Mesobotox)
O botox não está indicado para as rugas nasogenianas (“Bigode Chinês”) onde os melhores métodos são os de preenchimento.
Cuidados após a aplicação de Botox:
Existem algumas recomendações clássicas após a aplicação do Botox:
- Evitar exposição solar.
- Não deitar-se por 4 horas.
- Não realizar atividades físicas no dia da aplicação.
- Não massagear a área tratada.
- Evitar aplicação de maquilhagem durante 12 horas.
Apesar de algumas pessoas pensarem o contrário, não há problemas em gesticular, sorrir e realizar outras expressões que são habituais.
Contra indicações da aplicação do Botox:
- Hipersensibilidade ao produto (alergia), que é rara.
- Presença de processo inflamatório ou infeccioso no local.
- Gravidez e amamentação.