Criolipólise

criólipolise imperio-clinic

O que é a Criolipólise?

Fazendo uma análise etimológica da palavra CRIOLIPÓLISE, podemos obter facilmente o seu exato conceito. “CRIO”, do grego “kryos” significa gelo, frio. LIPO, do grego “lípos” significa gordura, substância gorda. E “LISE” do grego “lúsis”, exprime a ideia de dissolução, ato de separar. Esta técnica consiste, portanto, na dissolução da massa gorda pelo frio.
O cerne deste método está, basicamente, no congelamento da gordura localizada, que gera a sua inflamação e, consequentemente, a eliminação gradual pelas fezes e urina da mesma.

A maneira pela qual o organismo reage de modo a isso ser possível ainda não é perfeitamente entendida pelos especialistas. Apesar disso, existem evidências concretas que apontam para um processo inflamatório das células adiposas e sua consequente morte por apoptose (uma autodestruição celular ordenada) que surge devido à exposição prolongada a baixas temperaturas.

Para realizar esta técnica, é criado um ambiente de baixa temperatura, que não deve ser extrema, para não haver ulceração por congelamento, mas que deve ser inferior à temperatura corporal. E é isso que os aparelhos de coolsculpting fazem. Através de uma ponteira, é formado um vácuo que suga a região da gordura localizada, possibilitando que apenas essa região seja resfriada.

Quais serão os resultados?

Poderá perder de 20% a 30% de gordura na região tratada, a cada sessão. Essa quantidade variará conforme a região e a quantidade de adipócitos existentes nela.

Quais as contra-indicações?

Este tratamento não é aconselhado nos seguintes casos:

  • Cirurgia há menos de 6 meses;
  • Processo infeccioso;
  • Doenças metabólicas descompensadas, como diabetes, dislipidemia;
  • Hérnia no local a ser tratado;
  • Próteses metálicas;
  • Doenças cardíacas;
  • Grávidas;
  • Neuropatias periféricas;
  • Alta sensibilidade ao frio;
  • Doenças que causam alterações dos fatores de coagulação, como hemofilia, trombocitopenia, entre outros;

O que acontece se eu engordar depois da criolipólise?

Quando emagrecemos, as nossas células de gordura não desaparecem, apenas murcham. Ao engordarmos, é muito fácil recuperarmos as nossas formas antigas, pois as células – que estão no mesmo lugar – apenas inflamam novamente. Alguns tratamentos promovem o mesmo efeito que o emagrecimento natural: deixam as células adiposas murchas. Um exemplo disso é a aplicação de enzimas.

Esse não é o caso do coolsculpting que, nesse ponto, pode ser comparado à lipoaspiração. Isto porque, assim como a lipo, a criolipólise funciona pela eliminação das células de gordura, embora através de um processo diferente: enquanto a lipo retira-as com uma cânula, o congelamento faz com que elas “morram” e sejam eliminadas pelo organismo.

Logo, caso passe a ingerir mais calorias após uma lipo ou uma sessão de criolipólise, irá engordar, obviamente… Mas é mais “trabalhoso” para o corpo voltar às formas antigas, pois, para isso, ele terá que produzir novos adipócitos, o que não sendo impossível será extremamente difícil.